Cooperador da GDA: Tiago Rodrigues venceu Prémio Pessoa 2019

Tiago Rodrigues foi agraciado com o Prémio Pessoa 2019, o maior galardão atribuído, anualmente, à personalidade portuguesa que mais se destacou nas áreas da Cultura, Arte ou Ciência.

Para além de ator, encenador, dramaturgo, Tiago Rodrigues é também diretor artístico do Teatro Nacional Dona Maria II, desde 2015.

Tiago Rodrigues, 42 anos, iniciou a sua carreira como ator há 20 anos. Cruzou-se pela primeira vez, em 1997, com a companhia tg STAN, coletivo belga que teve um papel determinante nos seus trabalhos futuros.

Em 2003, co-fundou a companhia Mundo Perfeito com Magda Bizarro, na qual criou e apresentou cerca de 30 espetáculos em mais de 20 países, tornando-se uma presença regular em eventos como o Festival d’Automne em Paris, METEOR Festival na Noruega, kunstenfestivalsdesarts na Bélgica, entre outros.

Foi, também, professor de teatro em várias escolas, nomeadamente a escola de dança belga PARTS, a escola suíça de artes performativas Manufacture e o projeto internacional École des Maîtres.

Paralelamente ao seu trabalho em teatro, escreveu argumentos para filmes e séries televisivas, artigos, poesia e ensaios. Foi também ator de cinema e televisão, destacando-se o Prémio de Melhor Ator Secundário da Fundação GDA, pela sua prestação no filme Mal Nascida, de João Canijo.

By Heart, António e Cleópatra, Bovary, Como ela morre e Sopro são algumas das suas obras mais notáveis.

Em 2018 foi galardoado com o XV Prémio Europa Realidades Teatrais.

© Imagem: Filipe Ferreira