As notícias que marcaram a GDA em 2019

MARÇO O plenário do Parlamento Europeu aprovou, no dia 26, a Diretiva sobre os Direitos de Autor no Mercado Único Digital. A GDA congratulou-se e considerou esta legislação “pioneira e corajosa”, ao reconhecer aos artistas e outros criadores o direito a uma remuneração justa pela exploração comercial das suas obras nas plataformas digitais. Consulte aqui. […]

MARÇO

O plenário do Parlamento Europeu aprovou, no dia 26, a Diretiva sobre os Direitos de Autor no Mercado Único Digital. A GDA congratulou-se e considerou esta legislação “pioneira e corajosa”, ao reconhecer aos artistas e outros criadores o direito a uma remuneração justa pela exploração comercial das suas obras nas plataformas digitais.
Consulte aqui.

Aliás, Pedro Wallenstein, Presidente da GDA, já tinha deixado bem expressa a posição da cooperativa no artigo de opinião difundido no jornal Público, no dia 19 de dezembro de 2018.
Consulte aqui o artigo.

ABRIL

Decorreu a primeira edição dos Play — Prémios da Música Portuguesa, no dia 9, no Coliseu de Lisboa. Trata-se de uma iniciativa da associação PassMúsica, formada pela Audiogest e pela GDA, que tem como objetivo reconhecer mérito do trabalho dos artistas portugueses.
Consulte aqui.

MAIO

Eduardo Simões, diretor jurídico da GDA, e Pedro Dias Simões, advogado e consultor da GDA, participaram na Deep Impact 2019, uma conferência sobre o impacto da nova legislação no setor do entretenimento.
Consulte aqui.

JUNHO

A GDA comunicou, durante o mês de junho, a distribuição de audiovisual e de fonogramas relativos ao ano de 2017, tendo simultaneamente iniciado o pagamento das respetivas remunerações.
Consulte aqui.

SETEMBRO

A campanha MODE da Fundação GDA coincidiu, pela primeira vez, com o ano-alvo do seu lançamento. O MODE pretende valorizar o repertório musical de edição recente e, ao mesmo tempo, incentivar a declaração de repertório por parte dos intérpretes e executantes que participam na gravação de álbuns, seja em CD, DVD ou noutros suportes físicos.
Consulte aqui.

OUTUBRO

Rui Mendes, Zeca Medeiros e Paulo Ribeiro foram os artistas portugueses homenageados no Fórum Ibero-Americano das Artes, no âmbito da XXX Assembleia Geral Anual da Federação Ibero-Latino-Americana de Artistas, Intérpretes ou Executantes – FILAIE, que decorreu em Sintra, entre os dias 13 e 17. Veja aqui os principais momentos.
Consulte aqui.

NOVEMBRO

O célebre autor e intérprete português, José Cid, foi distinguido com um Grammy de Excelência Musical, da Academia Latina de Gravação.
Consulte aqui.

A GDA expressou o seu profundo pesar pela morte de José Mário Branco, uma das mais importantes figuras da música portuguesa.
Consulte aqui.

DEZEMBRO

Tiago Rodrigues, ator, encenador, dramaturgo e também Diretor Artístico do Teatro Nacional Dona Maria II foi agraciado com o Prémio Pessoa 2019.
Consulte aqui.