Em 2022, o público regressa ao Coliseu dos Recreios, após duas edições de presença restrita, onde poderá finalmente aplaudir ao vivo os vencedores das 13 categorias dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa.
Esta edição será marcada pela habitual cerimónia pública de entrega de prémios e contará ainda com 8 atuações ao vivo de artistas portugueses convidados, que enriquessem, assim, esta grande celebração da música portuguesa.
No final do mês de março, serão revelados os nomeados para as categorias de “Melhor Grupo”, “Melhor Artista Feminina”, “Melhor Artista Masculino”, “Melhor Álbum”, “Vodafone Canção do Ano”, “Melhor Videoclipe”, “Prémio Lusofonia”, “Artista Revelação”, “Melhor Álbum Fado”, “Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita”, “Melhor Álbum Jazz”, cujos vencedores serão revelados apenas na cerimónia de dia 5 de Maio, incluindo os das categorias “Prémio Carreira” e “Prémio da Crítica”, que não estão sujeitas a nomeação.
Desde a 3ª edição, em 2021, que os artistas e obras elegíveis são nomeados e votados pela Academia PLAY, constituída por cerca de 300 elementos, maioritariamente da indústria musical (artistas, técnicos, produtores e promotores, com exceção de representantes de editoras), da comunicação social e da sociedade civil. Todo o processo é escrutinado por uma auditora multinacional.
Os PLAY – Prémios da Música Portuguesa são promovidos pela GDA (em representação dos artistas executantes e intérpretes da música portuguesa) e pela AUDIOGEST (que representa em Portugal as editoras discográficas multinacionais, nacionais e independentes).
Tratam-se assim, dos prémios oficiais da música portuguesa, que passaram a ocupar um lugar no calendário dos artistas, editoras, produtores, agentes, managers e, consequentemente, do público português.
Para mais informações, consulte a página oficial dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa.