Os músicos portugueses vão passar a contar, a partir de 30 de janeiro, com um programa de apoio financeiro à apresentação de showcases dos seus projetos musicais em festivais internacionais, com vista a divulgar e a promover as suas carreiras profissionais e artísticas.
Estes apoios serão concedidos pela Fundação GDA e poderão ir dos €500,00 (quinhentos euros) aos 2.000,00 euros (dois mil euros), dependendo de fatores como o número de artistas em palco ou a localização geográfica do festival. Estas verbas destinam-se a suportar os custos relacionados com as deslocações, as estadias e a alimentação dos músicos convidados para esses eventos internacionais.
Durante o ano de 2018, a Fundação GDA irá fazer uma aposta nas ações de apoio à internacionalização, nomeadamente na área da circulação da música portuguesa, como é o caso da criação deste novo fundo de apoio a showcases internacionais. O programa tem como objetivo contribuir para que mais bandas de música portuguesas se apresentem nos principais festivais de showcase e, desta forma, possam iniciar ou consolidar carreiras internacionais.
A primeira edição deste programa decorrerá em duas fases ao longo do ano de 2018, uma em cada semestre. A primeira fase começa já no dia 30 de janeiro e até ao dia 1 de julho estará aberta a músicos, intérpretes ou executantes que tenham sido convidados a atuar em showcases internacionais até final deste semestre. A partir de julho iniciar-se-á a segunda fase, para os convites que ocorram durante o segundo semestre.
As candidaturas deverão ser dirigidas à Fundação GDA através do Portal do Artista, com a apresentação da carta convite que tenha sido dirigida ao músico ou à banda em causa. Esta, na sua candidatura, deverá descrever o projeto musical que pretende apresentar e a identificação dos objetivos da participação no festival para o seu percurso artístico, nomeadamente no que se refere ao agenciamento e à venda de espetáculos em novos territórios.
O trabalho de mais de uma década desenvolvido pela Fundação GDA no apoio à criação artística nacional tornou-a mais consciente do número crescente de desafios e de oportunidades que são colocados aos músicos e aos projetos musicais nacionais. Por isso, a Fundação GDA quer contribuir para que produção musical portuguesa tenha mais oportunidades de exportação e de criar novos e maiores públicos por esse mundo fora.