Direitos de audiovisual e fonogramas 2019 ficarão a pagamento durante o primeiro trimestre

A GDA vai antecipar a distribuição de direitos conexos Audiovisual e de Fonogramas relativos a 2019. Inicialmente prevista para junho, esta distribuição ocorrerá ainda durante o primeiro trimestre do ano.

Nos primeiros dias de confinamento, perante o cenário catastrófico criado pelo cancelamento de espetáculos e pela radical diminuição das fontes de rendimento dos artistas, a GDA assumiu como prioridade a urgência de colocar um mínimo de liquidez no bolso dos artistas.

Entre as várias medidas contempladas no Plano de Emergência de Apoio a Artistas (AARTE) para ajudar a enfrentar a crise, a primeira a ser tomada foi a antecipação, de junho para abril, dos pagamentos das distribuições de direitos Audiovisual e de Fonogramas relativos a 2018.

De igual forma e pelas mesmas razões, também as distribuições de direitos Audiovisual e de Fonogramas relativos a 2019, originalmente previstas para junho de 2021, serão antecipadas para o primeiro trimestre.

Consequência desta antecipação, os valores creditados nas contas correntes em avanço sobre a distribuição de 2019 deixarão de estar disponíveis para levantamento a partir do dia 29 de janeiro.

Os artistas que ainda queiram beneficiar do avanço, poderão, por isso, proceder ao levantamento, até essa data.