Este é um ano singular para a Assembleia Geral da GDA

Em 2021, a GDA regressa gradualmente à normalidade da sua atividade regular, deixando progressivamente para trás as limitações impostas ao contacto com os cooperadores.

Dadas as restrições que a crise pandémica a todos impôs, não foi possível realizar a nossa Assembleia Geral de aprovação do Orçamento para 2021 em dezembro passado, da mesma forma que nos vimos forçados a atrasar a Assembleia Geral de apreciação do Relatório e Contas 2020, prevista para março passado. Assim,  e sempre salvaguardando o modelo de gestão democrática da nossa cooperativa, a Mesa da Assembleia Geral, em sintonia com a Direção, decidiu condensar as duas reuniões, de Plano/Orçamento 2021 e de Relatório/Contas 2020, num só encontro, que terá lugar no dia 16 de julho de 2021.

As crises são também oportunidades para repensar, avaliar e melhorar o que deve ser melhorado. É um facto incontornável que mais de um terço dos membros da GDA reside na região Norte, nomeadamente no Grande Porto. Com o intuito de reforçar a ligação e aproximar os cooperadores da cooperativa, independentemente do local onde residam, a Direção considerou que em cada três assembleias gerais, uma deveria ser realizada na cidade do Porto. Na mesma linha, considerou ainda a Direção que estas duas reuniões da Assembleia Geral representam uma excelente oportunidade para concretizar, ainda neste mandato, esta aspiração antiga, partilhada com os cooperadores do norte e também com todos quantos valorizam a igualdade e a integração. O Teatro do Campo Alegre, no Porto, é o local escolhido para acolher estas reuniões que ficarão seguramente marcadas na história da GDA como as primeiras realizadas fora de Lisboa.

Levando este esforço de aproximação e de apelo à participação ainda mais longe, a GDA está a trabalhar no sentido de tornar possível que a reunião de dezembro próximo possa já ser acompanhada online pelos cooperadores que assim o desejem, num primeiro passo com vista a garantir a possibilidade de participação remota e plena nas reuniões da Assembleia Geral.

Porque a crise pandémica é ainda uma realidade presente no nosso quotidiano, com a convocatória, serão relembradas as medidas atualizadas de segurança que deverão ser adotadas por todos no decorrer da Assembleia Geral. A GDA irá igualmente garantir a segurança sanitária e as medidas de prevenção necessárias para a segura realização da reunião magna da cooperativa.