Fundação GDA comemora o Dia Mundial da Voz com iniciativas de prevenção clínica e atividades culturais

A Fundação GDA associa-se às comemorações do Dia Mundial da Voz. No âmbito das comemorações, a Fundação GDA apoia a campanha gratuita de Rastreio da Voz a realizar no CHLO – Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental do Hospital Egas Moniz, no dia 16 de Abril, das 9h às 13h e das 15h às 17h. Esta […]

A Fundação GDA associa-se às comemorações do Dia Mundial da Voz. No âmbito das comemorações, a Fundação GDA apoia a campanha gratuita de Rastreio da Voz a realizar no CHLO – Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental do Hospital Egas Moniz, no dia 16 de Abril, das 9h às 13h e das 15h às 17h. Esta ação de rastreio é organizada pelos serviços da voz deste hospital, através da consultora para a voz da FGDA, a Dra. Clara Capucho, médica assistente graduada, responsável pelo departamento da unidade da voz do Hospital Egas Moniz. Convidamos os nossos artistas a participar nesta iniciativa de prevenção.

No mesmo dia 16 de Abril, realizar-se-á um colóquio no auditório dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa. A Dra. Clara Capucho apresentará uma conferência com o título “A Voz das Vozes”.

A Fundação GDA também se associa aos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa em ações integradas na Semana Mundial da Voz com uma ação de Rastreio da Voz dirigida a funcionários da CML. A equipa de técnicos é conduzida pela Dra. Clara Capucho.

Comemorações da Semana Mundial da Voz

16 de Abril, Lisboa

As comemorações do Dia Mundial da Voz, 16 de Abril, quinta-feira, com início às 17h, contam com a presença da Dra. Clara Capucho, que apresentará uma conferência com o título “A Voz das Vozes”, e do Dr. Rui Sousa e Silva, que falará sobre o tema “Como o ouvido interfere na voz”. Um conjunto de atores e cantores, como Nuno Guerreiro, Miguel Gameiro, Miguel Ângelo e Anabela, participa nas festividades do Dia Mundial da Voz. O coro dos Serviços Sociais da CML intervém depois das conferências.

Eunice Muñoz conclui o Dia com a leitura de um poema.

O auditório dos Serviços Sociais da CML tem uma capacidade máxima de 170 pessoas.

18 de Abril, Porto

A Fundação GDA associa-se à Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala nas comemorações da Semana Mundial da Voz. A Fundação GDA participa nas mesas redondas a realizar a 18 de Abril, sábado, no auditório do Sindicato dos Professores da Zona Norte, na Rua de Costa Cabral, 1035. O programa é o seguinte:

14h30 Abertura

Ricardo Santos (Presidente da SPTF), Ana Mendes (Coord. Dep. Voz SPTF, docente do I. P. Setúbal), Lucinda Dâmaso (Presidente do SPZN); Diana Trindade (Fundação GDA)

15h Mesa redonda 1 – VOZ EM CONTEXTO CLÍNICO

Moderador: Helena Vilarinho (Dep. Voz SPTF, TF no Hospital de S. João)

Participantes: Dra. Eugénia Castro (otorrinolaringologista); Dra. Paula Correia (terapeuta da fala, ESS Egas Moniz)

16h Mesa redonda 2 – VOZ EM CONTEXTO EDUCATIVO

Moderador: Miriam Moreira (Dep. Voz SPTF, TF no BritishHospital)

Participantes: Sílvia catarino (professora de Educação Musical), Ricardo Meireles (professor do 1.º ciclo), Eugénia Cascais (educadora de infância), Goreti Ferraz (professora de Educação Física), Constância Silva (assistente operacional)

17h20 Mesa redonda 3 – VOZ EM CONTEXTO ARTÍSTICO

Moderador: André Araújo (Dep. Voz SPTF, docente do I. P. Porto)

Participantes: Patrícia Franco (actriz), André Lourenço (actor e actor de dobragem), João Guimarães (director musical de dobragens), Rui Taveira (cantor lírico e professor na ESMAE), Fátima Serro (cantora de jazz), Rute Pimenta (actriz e actriz de dobragem), Rui Vilhena (músico), Carlos Costa (actor)

18h20 Encerramento

DiaMundialVoz2015