juntos no mesmo palco
8 março 2019

Os Play Prémios da Música Portuguesa estreiam a 9 de abril no Coliseu

A partir deste ano, a música portuguesa terá anualmente prémios cujo objetivo é reconhecer o mérito do trabalho dos artistas portugueses: os Play – Prémios da música Portuguesa terão 12 categorias e a sua primeira edição a 9 de abril, no Coliseu.

A primeira edição dos Play — Prémios da Música Portuguesa, realiza-se a 9 de abril, no Coliseu de Lisboa. Trata-se de uma iniciativa da associação PassMúsica, formada pela Audiogest e pela GDA, que tem como objetivo reconhecer mérito do trabalho dos artistas portugueses.

Play - Prémios da Música portuguesa

A este projeto da PassMúsica, entidade que representa artistas, bandas e editoras discográficas, associaram-se a Vodafone e a Sagres, como patrocinadoras, e a RTP como estação televisiva oficial.

Segundo Paulo Carvalho, um dos responsáveis da organização dos prémios, os Play pretendem premiar a melhor música que se faz em Portugal.

Os prémios, apresentados esta sexta-feira, 8, serão anuais e repartidos por 12 categorias: melhor grupo, artista solo, álbum, videoclipe, álbum de fado, artista internacional, canção internacional, artista lusófono, artista revelação, prémio da crítica e prémio carreira.

Segundo a organização, as nomeações para a maioria das categorias será feita em duas fases: a PassMúsica fará listas de artistas elegíveis, com base em dados como vendas físicas de música, e essas listas serão depois entregues a um comité de nomeação.

O júri que decidirá os vencedores será composto por cerca de 100 pessoas do meio musical, desde programadores, radialistas e jornalistas, entre outos. O Play de melhor canção será atribuído pelo público e os prémios de carreira e da crítica não terão nomeados.

A cerimónia decorrerá no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e será transmitida na RTP1 e Antena1.